Ações implementadas pela Cooperativa
Tipo de Risco
Ações
Risco Social
1. Linha de crédito social: A Cooperativa disponibiliza uma linha de crédito especial aos cooperados com baixa renda.
2. Gestão de Pessoas: A Cooperativa ofereceu benefícios sociais a seus colaboradores e buscou promover um ambiente de trabalho acolhedor desenvolvendo o bem-estar individual, o que contribuiu para o desenvolvimento pessoal e aumento de satisfação nos trabalhos que foram desenvolvidos. Todos os colaboradores passaram por exame ocupacional periódico e/ou admissional para análise de sua saúde, conforme determina a legislação trabalhista.
3. Capacitação dos colaboradores: Com o intuito de oferecer conhecimento sobre as exigências da política, será realizado pela equipe o treinamento da política de responsabilidade social, ambiental e climática – PRSAC.
4. Redes Sociais: Foram publicadas nas redes sociais campanhas relacionadas ao bem estar financeiro dos cooperados, dando dicas para ajudar no controle do orçamento e da importância de ser ter uma reserva de emergência.
5. Implantação de convênio odontológico: Visando o bem estar de nossos associados mantemos parceria com a Uniodonto São Paulo para oferecer aos cooperados e seus familiares convênio odontológico com cobertura nacional.
6. Convênios com médicos e estabelecimentos diversos: Para ampliar os benefícios, temos a meta de, até o final de 2024, firmar parcerias com médicos de diversas especialidades, nutricionistas, clínica de ultrassonografia, clínica de estética, laboratório, ótica, corretora de seguros, farmácia, depósito de material de construção, etc., com a finalidade de conceder descontos exclusivos aos nossos associados.
7. Distribuição de kits de material escolar: Anualmente, a Cooperativa fornece aos cooperados kits de material escolar, com o objetivo de auxiliar no equilíbrio das finanças, sendo adquiridos, preferencialmente, materiais que sejam recicláveis, buscando coloborar com a sustentabilidade do Planeta.
Risco Ambiental e Climático
1. Redes Sociais: publicação de campanha sobre hábitos sustentáveis como redução do uso de papel, economia de água e energia elétrica, separação de lixo orgânico e de lixo reciclável coletado por empresa de transporte público.
2. Implantação de assinatura eletrônica: Redução do uso de papel em documentos internos com uso de assinatura através de certificado digital ou senhas eletrônicas.
3. Arquivo digital de documentos: Em consonância à redução do uso de papel, o processo de arquivamento de documentos gradativamente passará a ser de forma digital, sendo os arquivos salvos em pastas da rede interna com backup em repositórios fisicos.
4. Implantação de mensagem de conscientização nas assinaturas de e-mail: Foi incuída a mensagem “Pense bem antes de Imprimir” nas assinaturas de e-mail dos colaboradores e da alta administração para concientização no uso do papel.
5.Incentivo à economia dos recursos naturais e materiais descartáveis: Internamente é feito pelo Diretor a conscientização dos colaboradores para a economia de energia elétrica, bem como do uso consciente de água, copos descartáveis, papel toalha e impressão de documentos desnecessariamente.
6. Incentivo à coleta seletiva de lixo: Também é feita pela administração a conscientização dos colaboradores e cooperados sobre a importância da separação do lixo orgânico do reciclável. O descarte dos recicláveis é feito em lixeiras disponíveis próximas à sede da Cooperativa e a coleta seletiva no município de São Paulo é feita pela empresa ECOURB.
7. Perfil de risco das operações dos associados: Como o público alvo da cooperativa é composto de pessoas físicas, funcionários públicos, a administração entende que o risco de danos ambientais e climáticos é BAIXO. Com o intuito de não comprometer os objetivos e a gestão de PRSAC da instituição, até o final do ano de 2024 a cooperativa fará constar cláusula contratual de responsabilidade sociambiental que dispõe sobre o comprometimento do cooperado em relação ao uso responsável dos recursos financeiros da operação de crédito contratada.
8. Promoção de circuitos sócio-culturais e ecoturísticos: A cooperativa promove, periódicamente, eventos que visam tanto a integração social, como o enriquecimento cultural e a conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e de hábitos que estimulem atitudes susentáveis.