Skip to main content
Cooperativas e Desenvolvimento Sustentavel

Cooperativismo e Desenvolvimento Socioambiental: Qual a relação entre eles?

O desenvolvimento socioambiental é um tema interessantíssimo e super atual em debates políticos e comunitários por todo o mundo. Mas você sabe o que ele significa? Sabe qual é o papel das cooperativas sobre o assunto? Leia nosso artigo e descubra!

Cooperativas e Desenvolvimento Sustentável

Ideias sustentáveis começaram a ser espalhadas pelos principais meios de comunicação mundiais e, com isso, se deu início a uma crescente de ideias em defesa do meio ambiente. A população, então, começa a perceber a importância da sustentabilidade e os primeiros passos para um futuro melhor são dados: surgem iniciativas governamentais e comunitárias.

Vale citar que a globalização contribuiu e ainda contribui (muito!) para que tais iniciativas sejam propagadas e cada um possa fazer sua parte.

Quando esse recente cenário aliou-se ao desenvolvimento social, o termo que abordamos em nosso texto de hoje foi formado: Desenvolvimento Socioambiental – responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente. Ele ainda pode ser aplicado a qualquer empresa, organização e comunidade.

Exemplos da relação entre cooperativas e o Desenvolvimento Socioambiental

Os princípios do modelo cooperativo, por si só, já possuem uma estreita relação com causas ambientais e sociais, independentemente de seu ramo de atuação. Veja exemplos abaixo:

1- Desenvolvimento local e regional

O interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo!

Assim, as cooperativas têm o compromisso de desenvolver a região em que atua: devem respeitar as peculiaridades sociais e a vocação econômica do local, criando soluções de negócio e apoiando ações humanitárias e socioambientalmente sustentáveis.

Ou seja, elas têm como diretriz atuar com total responsabilidade socioambiental, voltada ao desenvolvimento da comunidade onde estão instaladas.

2- Fundo social das cooperativas

De acordo com a legislação específica do cooperativismo, anualmente, as cooperativas destinam certa porcentagem de suas sobras líquidas no exercício ao Fundo de Assistência Técnica Social e Educacional (FATES).

Esses recursos são aplicados na assistência educacional, por exemplo, uma vez que a educação também é um princípio desse modelo, bem como promover a formação e a informação.

3- Programas ambientais

A sustentabilidade é outra prática valorizada nos empreendimentos cooperativos. Por isso, são comuns em cooperativas ações com foco na redução do desperdício, descarte consciente, programas de reciclagem e reutilização e até neutralização das emissões de carbono.

4- Fundações e programas humanitários

Já existem diversas fundações socioeducacionais e culturais, assim como programas humanitários mantidos por cooperativas.

5- Microcrédito

A linha de microcrédito, no modelo financeiro de cooperativismo, tem papel fundamental, pois amplia o acesso de microprodutores, pequenos produtores rurais, pequenas e microempresas ao capital de baixo custo, possibilitando ganhos de capacidade competitiva, melhorias na qualidade de vida e, em última instância, incentivando o desenvolvimento sustentável.

Acesse nosso site e saiba mais sobre a CrediPaulista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A CrediPaulista se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito